quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Amigos, caminhos e o futuro

Há muito tempo estou na estrada perseguindo meus sonhos, descobrindo coisas, aprendendo... De cidade em cidade, essas minhas andanças deixaram uma marca maravilhosa, fiz muitas e excelentes amizades por onde passei. Não consigo e nem quero contar quantas, mas conheci tanta gente bacana nesses anos e meu maior desejo é poder encontrá-las de novo, sempre, quando pudesse.

De tanto pensar nessas amizades que fiz ao longo do caminho, decidi escrever a minha história na expectativa de saciar a vontade de lembrar de todos, seus rostos, situações, conversas, características, enfim, lembrar-me deles e de nossos tempos. Quanto mais escrevo mais pessoas vão surgindo e trazendo lugares, casas, famílias, turminhas, casos, jogos, quadras... nossa, quanta lembrança.

Por medo nominar as pessoas e errar ao relacioná-las com os acontecimentos, decidi escrever sem citar seus nomes e sim, as situações, os lugares, o ano e algumas peculiaridades. Deu certo, consegui um bom ritmo na escrita e minha contação decolou. Claro que ao ler, alguns saberão exatamente de quem eu falo, ou de qual situação, o que fizeram e reconhecerão alguns apelidos também, mas nada que comprometa ou coloque alguém em uma situação constragedora.

Parece que estou escrevendo uma biografia reveladora, mas não é nada disso, só uma contação simples para suscitar histórias e mais histórias.

Ainda não publiquei nada disso que comentei, mas cito aqui o que estou fazendo como uma reflexão sobre a importância que os amigos têm na minha vida, no caminho que sigo e para a construção do meu futuro, pois me foi dado o privilégio de conviver com gente especialmente generosa, sábia, tolerante, verdadeiros mestres na arte de serem pacientes comigo, com meu aprendizado, com minhas características e individualidade. Aprendi e continuo aprendendo que a felicidade, o carinho, a amizade, a preocupação com o outro, a tolerância e tudo mais são fundamentais para se viver bem.

Assim, para além dos meus caminhos terem sido longos, tortuosos e por vezes cheios de obstáculos, como os da maioria de nós, são os amigos que fiz que têm tornado cada passo mais leve, belo e seguro.

Por isso, vivo com a segurança e confiança de saber que mesmo nos momentos de maior solidão, não me sinto só, porque sei que meus amigos estão aqui, comigo. Hoje e sempre, como no passado, agora e no futuro.

Amigos, um brinde à nossa amizade.

Vida longa e próspera a todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jão

Não sabia que dentre outras virtudes vc escondia as de escritor!
E não é que o moço escreve bem?
Porisso que gosto de vc!
A cada curva uma novidade!
Vc é um amigo querido! Te desejo o melhor dos anos ok?
Bjs
Ma

Unknown disse...

O encanto está na sinceridade. O nosso dia-a-dia é tão louco que sem esse "it", esse "que" a vida seria muito hipossódia... sem graça.
Um grande brinde à nossa vida!!!

Unknown disse...

Oi João querido! Vc está escrevendo muito bem..entre tantas qualidades que vc já possui, agora ainda tem essa, de conseguir escrever e passar de uma forma tão sincera o que vc está sentindo..parabéns e que Deus te abençõe sempre....bjssss...